)
top of page

Que a ilusão, o desejo, vire realidade

Acredita que minha mãe pediu para fazer um texto?só porque ela viu um cadeirante na propaganda da loja de construção demacol? Ela me disse que ia me pagar pelo texto. R$ 10,00 . Mas como ela me pediu e eu não escrevi no dia e pela demora do dia ela falou que ia baixar para 9 reais, eu nem sei se escrevendo isso aqui ela vai me pagar ainda.


Mas aí vai a reflexão. Independente da grana .


Só esse ano já me vi (contando com essa propaganda três vezes na TV). O que é pouco comparado às pessoas que já tiveram uma oportunidade disso.

Negros, pcd's, albinos,ruivos; pessoas com vitiligo, com a proteção da pele sensível, além de pessoas acima do peso, não aparecem na tela;


Uma vez criticaram a Marina Ruy Barbosa por postar um vídeo de uma criança ruiva, admirando uma modelo ruiva, em certo outdoor; O fuzuê aconteceu,porque minha xará,escreveu a palavra representatividade em cima do vídeo.

daí que acusaram ela de diminuir a luta de quem realmente luta.


E alguns falaram que isso não tem nada a ver com representatividade. comparado a pessoas negras e os tipos de características que eu mencionei acima.

Mas de acordo com o National geographic, segundo link que eu cliquei para pesquisar a porcentagem de pessoas ruivas, para colocar numa fala da minha fanfic, 10% de 8 bilhões de pessoas são ruivas.


Mas a questão aqui não é numérica. A questão aqui é o quanto você se vê na mídia. ou em embalagem de produtos.

e ruivos naturais são raridades, além de ser realidade, também sofrem preconceito por conta das sardas . então ninguém está ganhando nesse texto aqui.

Mas realmente nada se compara a pcd, a pessoas pretas e até mesmo gordas.

Então bora pro choque de realidade:

Após 83 anos da Barbie, foi que eu ganhei uma Barbie cadeirante . E após no mínimo,entre 15 e 20 anos,fui me ver na TV.

Seja através de Cripface(atores que não possuem a condição pcd interpretando um personagem que tem) ou literalmente atores cadeirantes.


No caso, eu nem sei, se o homem da propaganda é cadeirante de fato.Analisando como já estamos acostumados a pensar ,é de se colocar em evidência, a pulga atrás da orelha.

Mas mesmo se não for já é um grande avanço.


( Eu sou uma cadeirante fajuta que não se importa se uma pessoa comum, andante, está me representando.)


Sei que é errado. mas ainda gosto de ver.


Para mim, é melhor ter isso, do que não ter ninguém na tevê, para mostrar que eu existo.


Mas foto é que o homem da propaganda é cadeirante de verdade.


Isso, para quem brincava, com as "Barbies que andavam", e não via questionamentos sobre a questão,( tipo eu mesmo),aplaude de pé.( ou sentada mesmo ),vendo isso.


Devido a uma nova geração que vai vir conectada e experimentando muitas novas coisas. que a gente não vai poder ter oportunidade.


Mas acho que a gente só tem mesmo consciência da mudança quando é experimetado com a gente..


Tipo: o Lula, levou o Ivan, influêncer PCD, PARA SUBIR A RAMPA NA HORA DE RECEBER A FAIXA PRESIDENCIAL .PELA TERCEIRA VEZ NO MANDATO. pergunto: porque cargas d'água, ninguém do palácio do da alvorada ,me ligou para fazer a mesma proposta ?( Hahaha).


Assim, literalmente, além de ser a primeira dama de honra,( cadeirante),da catedral de Brasília, ficaria com o título da: "A ruiva cadeirante que subiu a rampa com o Lula".


Afinal dizem que a mudança começa através de você .


E essa asneiras de frase motivacional é a que mais me irrita.


Além de falarem muita asneira sobre representatividade; com Lula foi o IBOPE. com a globo foi um contrato de pacto global. onde se fala que empresa de televisão e serviço assinaram esse pacto. para colocar mais representatividade em suas empresas . E incluindo até a comunidade lgbtqiapn+ .


Mas com minha adolescência parte ruim, aprendi, que se a sociedade nos faz invisível, vão ter que engolir a gente,nem que seja para marketing. Porque a gente existe mesmo e merece a felicidade. ou ao menos a ilusão de estar brilhando certo.


Seja Para ter chance com alguém, ter chance de algo.e estar ocupando lugares por merecimento e não por esforço.


Faz tempo que eu não tenho a felicidade por ser eu. Obviamente gosto de quem eu sou. mas não tenho felicidade ao falar só de mim. Por conta dessas questões de me fazerem invisível. e só me vangloriar para elogiar e não fazer mais nada a partir do elogio.

No momento em que senti que a invisibilidade era feita de mim, falo de mim com os outros. Colocando pessoas no meio, ou dando um jeito de colocá-las. mesmo que a pessoa queira saber sobre mim, e não sobre mim e a pessoa.

Mas aí vai a explicação porque eu faço isso 👇

Porque para mim eu não tenho histórias para contar, sobre o que eu fiz, o que eu ganhei, quais são meus planos, do que eu me arrependi que eu não me arrependi ( ...) Eu não Vivi o mínimo que as pessoas andantes vivem.


Por exemplo: a última vez que eu fiquei feliz só por mim e por ser eu, foi no dia da minha formatura de faculdade.que foi há três anos atrás. Querendo ou não é uma conquista notável para todos que fazem faculdade.


É diferente de tipo: recentemente, a última vez, que foi o melhor dia da minha vida, o momento não teve absolutamente nada a ver comigo. (Pior que esqueci a data).


Mas foi no dia de chá revelação. da filha de um cara que eu amo,( e muito), a Alice.


Aquele dia eu não era ninguém. depois que o balão explodiu com papel cor de Rosa . (Pior que eu acho que até hoje que muita gente percebeu.)


Mas que se dane todo mundo perceber enquanto eu babei pelo Paulo outra vez.


Foi a prova de que eu posso não ter casado com pai dela. E nem ser a mãe da criança, devido a ele não ter me escolhido, não ter se apaixonado por mim, mas essa questão não me pediu de dar uma prova do amor que eu gosto de sentir.


É assim que funciona a representatividade. Pode ser ruim não ser você . Mas isso não impede de você ser visto, ser representado e se ver com um sonho que queria ter ganhado.


Mas uma vez , quando a ex do meu irmão, falou que eu casando ou namorando com o Paulo, seria bonitinho, eu fiquei imaginando que seria a pessoa mais sortuda do mundo. ( hahaha) . Porque o menino tem um coração que eu já vi antes na vida. E Pensei que seria difícil encontrar agora que eu não era mais criança;

Sorri, ri e falei : " não sonho alto não". Mas uma vez já recebi esse carinho e ele me lembra alguém que eu amava muito.


E meus pensamentos disseram, depois da frase:" não sonho alto não"🫣👇


posso até não casar com o Paulo. Mas ele como pai de menina seria a realização dos meus sonhos.


Eu consegui com o Victor, meu amigo de infância, ele tem uma menina, não sei se ele olha para ela lembrando de mim. Lembrando de como a gente era.Mas eu pedi a Isadora para isso.

Seria legal queria que o Paulo lembrasse de mim também.


Então, no aniversário da minha mãe, o Paulo veio na minha casa, anunciar que estava namorando a Larissa.


Fiquei absurdamente feliz por ele.


Não tô mentindo.


Não é porque não fui a escolhida, que tenho que ficar triste com uma coisa dessa.


Em 2022 aconteceu a gravidez.


Foi aí que eu pedi mais uma vez: depois que a Bruna entrou e eu falei : não vou mais casar com Paulo. ele tá namorando kk


Deu a noite naquele dia. E eu peguei e falei para o universo ou para Deus : se o Paulo engravidar, por favor, dá uma menina ele.. Isso vai ser absurdo de ridículo.. tão gostoso.. por mim universo, já que nem todas as histórias de amor são concretizadas da mesma forma, dá uma menina, que nem aquele dia que eu conversei com Deus. pedindo uma menina para o Victor. lembrar de mim.


Dá uma menina para mais esse cara que é incrível comigo também.

Ele tem o segundo nome do meu amigo de infância, Isso quer dizer então, que, já é meio caminho andado kk


Por favor 🥺🥹


É por isso que eu falo que o dia do chá revelação e o dia que eu parei para pensar que eu me casando com um cara daquele, que é um amigo muito gostoso, assim como o dia que ele veio aqui avisar que ele tava namorando, foram os melhores dias da minha vida. E é a prova de que os melhores dias da minha vida nunca são meus. Kk. Ou , pelo menos, isso é algo raricíssimo.

Eu coloquei o carinho todo numa expectativa que virou realidade.

E e assim que o mundo tem que andar na minha perspectiva .

E é assim que eu acredito que tudo que você fala é devolvido para você . Falando com carinho seu desejo.


Eu não acredito na lei do retorno por palavras maldosas ou quaisquer coisa que você expresse de ruim sobre você mesmo, que irá acontecer com você.


Eu acredito que você tem que falar com verdade o que quer. assim acontece.




Porque, se só a coisa maldosa retorna, tá explicado , o porque é que eu tô pra trás. E também o porque estou me afogando na negatividade.

É difícil ser visível e escolhida para alguma coisa, sendo assim, o que querem que eu pense de mim?


E como uma pessoa pode pensar diferente?


Se não tem nada acontecendo ao redor dela, e pra ela,de diferente, e só acontece com os outros . É por isso que ao menos ver uma propaganda dá um pouco de afago no coração.


Mas representatividade e continuidade, mesmo que não seja do seu sangue, começa pelo fato de olhar a vida de outros ângulos e se apaixonar pela proposta.


Então meu muito obrigada a propaganda da demacol e muito obrigada a existência da Alice.


Talvez um dia eu possa acreditar que o mundo está mudando. quando acontecer um dos meus sonhos comigo. e presencialmente. Porque virtualmente estou vendo e vi acontecer. ao longo dos 10 anos . E o Paulo também com meus sonhos de amizade.


Ele é aquele sonho acordada, que eu custei a acreditar, que estava acontecendo de novo .

É assim que eu fico agora. mesmo que não ligando,quando eu era criança , para programação da TV. que não me tinha.


Mas, ainda sobre o Paulo:☺️👇

Ele tá na minha redação. que eu fiz quando eu tinha 8 anos.( Talvez até muito mais que outro). Ela é ainda melhor do que eu ditei para minha mãe escrever.( Digo as coisas que eu queria que tivessem acontecido) . como se fossem características ideais para escolher aquela amizade que você tem história para contar.


Amigos assim e propagandas assim, também novelas, filmes ou séries, é tudo que a gente precisa para poder se iludir um pouquinho.


E se Deus quiser viver um sonho real.



16

 
 
 

Comentários


bottom of page